Resultado Final da Chamada Pública Simplificada para Orientadores(as) de TCC do Curso de Especialização em Direitos de Crianças e Adolescentes, Interculturalidade e Mudanças Climáticas
A Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) tornam pública o resultado da Chamada Simplificada nº 02/2025 para a constituição de banco de reserva de orientadores(as) de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Especialização em Direitos de Crianças e Adolescentes, Interculturalidade e Mudanças Climáticas. As inscrições ficaram abertas de 11 a 20 de novembro de 2025, exclusivamente pelo endereço eletrônico.
O curso é ofertado nacionalmente, na modalidade a distância, no âmbito da Carta Acordo executada pela FUNAPE e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), com interveniência técnica da UnB, e integra o Projeto de Cooperação Internacional FLACSO 119/2024, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDCA/MDHC).
A seleção prevêu até 30 vagas para orientadores(as), com titulação mínima de mestrado, sendo 20 reservadas à comunidade acadêmica da UnB e 10 abertas a candidatos(as) externos(as). Haverá prioridade para pessoas pertencentes a povos indígenas, comunidades quilombolas e povos e comunidades tradicionais que atendam aos requisitos do edital.
Os(as) selecionados(as) atuarão entre dezembro de 2025 e setembro de 2026, com carga horária de 10 horas semanais e bolsa de extensão no valor de R$ 800,00 por TCC orientado. A função compreende o acompanhamento metodológico e teórico dos grupos de cursistas e a organização de livros com os trabalhos finais produzidos.
O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro de 2025, no site da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente — http://endica.unb.br.
A atuação como orientador(a) de TCC é uma oportunidade de contribuir para a produção de conhecimento sobre os direitos de crianças e adolescentes, a interculturalidade e os desafios das mudanças climáticas em diferentes contextos socioculturais.