No contexto de aumento de denúncias sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no ambiente digital e em período de férias escolares no Brasil, no qual o acesso à internet tende a aumentar, o Redes Cordiais e o ITS Rio lançaram, no dia 14 de janeiro de 2025, o “Guia para Influenciadores e Comunicadores: como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?”.
Disponível online em PDF, o guia é um produto comunicacional do tipo cartilha, composta por textos e diversos elementos gráficos lúdicos e criativos. Abarca dados estatísticos, informações sobre cyberbullying, crimes sexuais na internet, mediação parental e indicação de outros conteúdos.
Apesar de sua diagramação torná-lo atrativo para públicos diversos, incluindo adolescentes, trata-se de um produto inovador e com potencial impacto, por estar direcionado, prioritariamente, para influenciadores digitais e comunicadores que atuam efetivamente onde as crianças e adolescentes vitimizadas estão: na internet. A publicação também faz parte de uma atuação intersetorial, uma vez que integra a ação “Redes de Proteção”, iniciada com uma visita de 25 influenciadores que dialogam com o público infantojuvenil à Secretaria de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do YouTube, TikTok, Discord e da Xavier Vasconcelos Advogados.
Classificação da iniciativa nos 6 domínios definidos do Banco das Boas Práticas:
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