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Considerando que crianças e adolescentes passam significativa parcela de sua rotina diária em instituições educacionais, estas devem assumir um papel ativo na prevenção da violência contra esse público. Esta é a contribuição da Campanha “Defenda-se”, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância, do Grupo Marista, atuante nas áreas de educação e saúde.

A campanha, por meio de site próprio e diversos outros produtos comunicacionais, promove a autodefesa de meninas e meninos de 4 a 12 anos de idade contra a violência sexual, com linguagem acessível, inclusiva, lúdica e design centrado nesse público. Tratam da violência sexual online vídeos, como “Autodefesa e Segurança Online”, “Proteja sua imagem!” e “Não dê informações pessoais a quem você não conhece”, o Jogo “Festa do Brincar” e publicações editoriais disponibilizadas no site.

A campanha explicita basear-se no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e no 3º Protocolo Facultativo da Convenção sobre os Direitos da Criança, alinhando-se a tratados internacionais do tema. Como reconhecimento de sua efetividade na temática enfrentada, a “Defenda-se” recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em termos comunicacionais, recebeu o Prêmio Aberje 2018, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o qual valoriza o ecossistema da comunicação corporativa de organizações que buscam ampliar o diálogo com os stakeholders e gerar impactos positivos na sociedade.

Classificação da iniciativa nos 6 domínios definidos do Banco das Boas Práticas:

Domínio V - Responsabilidade do Mundo Corporativo

Domínio VI - Atuação da Mídia e Comunicação

Público participante

Profissionais da mídia

Instituição / Organização responsável:

– Centro Marista de Defesa da Infância

Instituição / Organização parceira:

– Não se aplica
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