É um jogo educacional desenvolvido para fortalecer a resiliência, em ambientes digitais, de crianças do ensino fundamental, de 8 a 10 anos, diante do aumento de casos de grooming sexual online no último período. Consiste em um jogo de tabuleiro (com versões para jogo de tabuleiro clássico- físico, jogo de computador e tecnologia de realidade aumentada – que por meio de um tablet ou smartphones) – semelhante a uma caça ao tesouro tradicional, no qual cada jogador esconde um tesouro.
Durante a atividade, as crianças recebem mensagens de um desconhecido que tenta fazer com que revelem pistas sobre o esconderijo de seu tesouro. Dessa forma, as crianças podem vivenciar sensações comuns diante do grooming, ampliar sua autoconsciência sobre direitos e segurança das crianças na internet e desenvolver capacidades para reagir e estabelecer barreiras à importunação e ameaças, típicas na violência sexual online. Com o financiamento da World Childhood Foundation e da Swedish Postcode Foundation, o jogo foi desenvolvido pela Change Attitude Foundation, com base em pesquisas da Universidade de Skövde.
A iniciativa educacional, voltada para crianças, incorporou suas vozes no desenvolvimento do produto, uma vez que os pesquisadores suecos utilizaram como subsídios registros autênticos de bate-papos na internet em que crianças haviam sido contatadas para fins sexuais. O jogo passou a ser distribuído gratuitamente nas escolas suecas a partir de 2019. Por adotar uma linguagem adequada ao público-alvo, com uso de situações concretas possíveis de grooming e se apresentar em interface inovadora (com versões para jogo de tabuleiro clássico, jogo de computador e tecnologia de realidade aumentada), o jogo tem grande potencial como mediador entre crianças e seus responsáveis.
Classificação da iniciativa nos 6 domínios definidos do Banco das Boas Práticas:
Crianças e adolescentes